Mito ou verdade: a abdominoplastia substitui alimentação balanceada e exercícios físicos?

Mito ou verdade: a abdominoplastia substitui alimentação balanceada e exercícios físicos?

Mito ou verdade: a abdominoplastia substitui alimentação balanceada e exercícios físicos?

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica na barriga onde se remove a gordura excedente com o intuito de melhorar a autoestima e a estética do paciente. Embora seja um procedimento comum, vale lembrar que é uma cirurgia e, assim como as outras, contemplam riscos. Leia este artigo e entenda melhor.

Existe um mito de que a abdominoplastia é considerada um tratamento contra a obesidade ou uma alternativa para substituir alimentação balanceada e exercícios físicos. É bom se atentar a isso, pois, para realizar a abdominoplastia, o paciente precisa estar saudável e relativamente em forma. 


Para quem é indicada a abdominoplastia?


Para homens e mulheres que queiram corrigir ou melhorar situações como: flacidez, estrias e diástases. 

Tipos de abdominoplastia


1.    Abdominoplastia clássica

É aquela com a necessidade de se remover tecido e principalmente gordura além do normal. Nela acontece o reposicionamento do umbigo e o resultado estético pode ser bem mais agradável. 

2.    Abdominoplastia em âncora

É indicada para pessoas que perderam peso rapidamente, resultando em um enorme excesso de pele. Nela, a cicatriz se assemelha a uma âncora.

3.    Mini abdominoplastia

É para aqueles pacientes que possuem pouca pele para ser retirada. Sua incisão é menor e raramente é necessário mexer na posição do umbigo. 
 

Como é realizada a abdominoplastia


Geralmente o procedimento leva cerca de 2 a 4 horas. A anestesia pode ser geral ou peridural com sedação. Primeiro, são feitas incisões em semicírculo acima da púbis. Em seguida, a pele é descolada da gordura, expondo os músculos abdominais. Se houver diástase, é possível suturar os músculos separados para deixar a parede abdominal mais firme.

Posteriormente, a pele e a gordura descoladas são esticadas. É exatamente neste momento que acontece o reposicionamento do umbigo. Por fim, a pele e a gordura excedentes são retiradas.

Drenos são colocados para evitar o acúmulo de líquido, a borda resultante é suturada e o paciente recebe curativos e bandagens.
 

Pós-operatório


A recuperação dura em média 2 meses. Neste período, existem alguns cuidados, como ficar atento à postura, não fazer esforço e nem atividade física e usar uma faixa abdominal. 

Podem surgir dores e hematomas, principalmente nas primeiras 48 horas, mas elas diminuem com o passar do tempo. 

Gravidez e abdominoplastia 


Não é indicado realizar uma abdominoplastia quando ainda se pretende engravidar, pois neste procedimento os músculos são costurados e, quando ocorre a gravidez, estes se rompem. Neste caso, é indicada uma mini abdominoplastia. 

Se encaixou no perfil para realizar uma abdominoplastia? Para saber mais sobre este e outros procedimentos, acompanhe nosso site ou entre em contato conosco pelo nosso telefone (62) 22030064 ou através do nosso whatsapp (62) 999712142